Um webinário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi realizado na última segunda-feira (25/10), nele a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) informou, através de sua diretora Miriam Wimmer, que já recebeu 116 notificações de incidentes de dados entre janeiro e outubro deste ano.
A mídia tem divulgado frequentes incidentes de vazamentos de dados, em razão da divulgação não autorizada de dados pessoais, práticas irregulares de compartilhamento, casos complexos que envolvem tanto setor público como privado.
A executiva aponta que, ao todo, o órgão já recebeu 392 reclamações que necessitam de algum tipo de ação de fiscalização, além das 116 notificações de incidentes de segurança no período.
As sanções impostas pela LGPD começaram a valer a partir de agosto, quando houve um aumento exponencial das demandas; até que todas as empresas se conscientizem da necessidade de adequação à Lei, o desafio será grande à ANPD.